top of page

Blog Pratic

Por que os alimentos de origem animal são essenciais para a saúde do cérebro?



Frutas e vegetais coloridos são super-heróis da dieta, sem dúvida. Mas um número cada vez maior de especialistas está dizendo que abandonar todos os produtos de origem animal pode privar o cérebro de nutrientes essenciais.


Os regimes estritamente veganos carecem de nutrientes como proteínas completas, certas gorduras saudáveis, zinco e ferro, e podem não nutrir adequadamente o cérebro, prejudicando potencialmente o humor, a memória e a capacidade cognitiva.


Tanto os alimentos de origem animal quanto os de origem vegetal desempenham um papel importante na otimização da saúde do cérebro. A ingestão de fibras é tão importante quanto a ingestão de proteínas para estimular a produção de serotonina, que é importante para várias funções do corpo, incluindo a estabilização do humor, a cognição, o aprendizado e a memória, acrescentou ela. A fibra encontrada em alimentos de origem vegetal estimula a produção de ácidos graxos de cadeia curta, o que, por sua vez, estimula a produção de serotonina.


Uma maior ingestão de alimentos de origem vegetal também poderia promover um efeito mais anti-inflamatório, o que poderia promover o envelhecimento saudável do cérebro e diminuir o risco de certas condições, como a demência. No entanto, as dietas estritamente baseadas em vegetais representam um risco de deficiência de vitamina B12 e ferro (se não forem suplementadas), o que pode ser prejudicial à saúde neurológica e cognitiva e prejudicar o funcionamento cognitivo.


Além dos micronutrientes, as gorduras e proteínas de origem animal são ideais para a fisiologia e a estrutura humana. Isso porque a gordura e a proteína são os principais constituintes do corpo humano depois da água, servindo como blocos de construção vitais para órgãos, ossos, músculos e cérebro.


Embora uma dieta vegetariana bem planejada e adequadamente suplementada com alimentos integrais e ovos possa apoiar a saúde do cérebro, as dietas veganas apresentam deficiências nutricionais que são difíceis de superar mesmo com uma suplementação cuidadosa. Os riscos à saúde mental dependem de como as dietas à base de vegetais são elaboradas.


Fonte: Epochtimes

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page