top of page

Blog Pratic

Precisa lavar o frango? Por que você nunca deve fazer isso



Um dos erros de higiene mais comuns do brasileiro é lavar as carnes na hora de preparar a refeição.

Em um estudo da USP publicado em 2021, 46,3% dos 5 mil participantes afirmaram que lavam carnes na pia, ato que pode contaminar o local em que outros alimentos serão preparados. Lavar carnes, especialmente a de frango, na pia da cozinha pode espalhar potenciais patógenos no ambiente, representando uma prática de risco.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 600 milhões de pessoas adoecem após ingerir alimentos contaminados e 420 mil morrem anualmente. São mais de 200 doenças que podem ser causadas devido a bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas presentes na comida, o que pode provocar diarreia e até câncer.


A OMS cita três dos patógenos alimentares mais comuns, responsáveis por sintomas como febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal e diarreia: Salmonella, Campylobacter e Escherichia coli enterohemorrágica. No caso dos surtos por salmonelose, os alimentos envolvidos incluem ovos, aves e outros produtos de origem animal.


Já as transmissões de Campylobacter são causadas principalmente por leite cru, aves cruas ou mal cozidas e água potável, ao passo que a Escherichia coli está associada a leite não pasteurizado, carne mal cozida e frutas e vegetais frescos contaminados.


O frango não deve ser lavado em hipótese alguma, nem na cuba da pia, nem em qualquer outro recipiente. Isso porque a prática favorece a proliferação de microrganismos nocivos que são espalhados junto com a água nas superfícies ao redor, aumentando o risco de contaminação cruzada de outros alimentos e, consequentemente, de intoxicação alimentar.


Fonte:Adaptado de Revista Galileu e Portal Terra


Commenti


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page