top of page

Blog Pratic

“Pó de rocha”: fertilizante que também combate doenças em plantas



Já é rotineira, em muitos países, a integração do uso de silicatos e pós de rochas nas práticas agrícolas. Entre os benefícios, estão a substituição de fertilizantes químicos e sintéticos, e redução da contaminação ambiental, além promover a proteção das plantas, sendo uma excelente alternativa voltada para agricultura sustentável. O material é rico em cálcio, magnésio e, principalmente, em potássio; Sendo assim, o “pó de rocha” pode servir de fertilizante para as plantas e ajudar o Agro.


É importante ressaltar que o remineralizador não precisa ser aplicado ao solo com outro produto. A aplicação é simples e pode ser feita com o mesmo maquinário do calcário, via calcareaderia ou distribuidor de sólidos, para grandes áreas ou mesmo manualmente em áreas menores. O material é rico em potássio, um dos tipos de fertilizantes que podem ter seu abastecimento no Brasil prejudicado devido a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O pó de rocha também favorece a circulação de nutrientes.


Os pesquisadores ressaltam que não é qualquer rocha que pode ser usada. O produto aplicado no campo vem de pedreiras de basalto, granito e micaxisto. São rochas chamadas de silicáticas, facilmente encontradas no Brasil. Além de ser utilizado como um fertilizante e fonte de nutrientes, também pode ser utilizado no combate a pragas e doenças.

Como escolher?

Para escolher um remineralizador como fonte de nutrição para lavoura, o produtor deve optar sempre por produtos registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e observar outras características como: a biodisponibilidade para planta, disponibilidade do produto na região, propriedades químicas e físicas, baixa ou nula presença de metais pesados (contaminantes), boa relação e quantidades de potássio, cálcio e magnésio, e custo benefício relativamente baixo.


Os silicatos são as principais fontes de silício para os solos e para as plantas, alguns podem apresentar efeito corretivo de acidez do solo. Isto significa dizer que possuem capacidade de neutralizar os agentes causadores de acidez do solo e produzir o ácido monosilícico, que é a principal forma de silício absorvida pelas plantas.


A aplicação é feita em média 40 dias antes do plantio que o material disponibilize todo o seu potencial para as plantas. Só no estado de Goiás, na safra 20/21, já são 60 mil hectares que utilizaram a prática. As aplicações ocorreram em soja, milho, cana-de-açúcar, reforma de pastagens e produção de silagem para alimentação animal e também podem ser feitas em espécies frutíferas, hortícolas e florestais.


Entre os principais resultados alcançados com a utilização, estão o investimento em raízes, com incremento no tamanho, volume e desenvolvimentos de raízes secundárias. Também tem sido observada maior resistência às pragas e doenças devido ao alto teor de silício do pó de rocha, além de um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento de microorganismos benéficos que são fundamentais para uma agricultura sustentável.


Isso significa que, apesar de serem insolúveis em água, como os fertilizantes convencionais, o pó de rocha tem nutrientes disponíveis para o solo e para as plantas. Recentemente, a rochagem tem ganhado a atenção dos agricultores pelos seus benefícios, que incluem:

  • Melhora da qualidade física e química e do solo;

  • Aumento da CTC do solo;

  • Aumento do pH do solo;

  • Aumento da eficiência do uso de nutrientes;

  • Disponibilização de nutrientes de forma gradativa e contínua;

  • Estímulo da atividade biológica do solo e das raízes das plantas;

  • Redução da perda de nutrientes;

  • Redução de custos.


Um dos benefícios do pó de rocha é o estímulo da atividade biológica do solo e das raízes das plantas. Isso tem impactos, por exemplo, no aumento das defesas naturais das plantas contra pragas e doenças. De forma resumida, ele é uma excelente opção, o “pó de rocha” pode servir de fertilizante para as plantas e, ainda, ser utilizado com um grande indutor de resistência para as plantas, sendo eficiente no combate de pragas e doenças.


Fonte: Compre Rural

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page