top of page

Blog Pratic

Quais as principais situações que impedem a aprovação de uma carcaça?



Existem diversos acometimentos que podem inviabilizar a liberação da carcaça na inspeção post mortem. Cada um desses acometimentos aos animais determina um tipo de conduta. Os principais são:

Abscesso

Se os abscessos são múltiplos ou disseminados com repercussão geral da carcaça levam à condenação total da carcaça. Da mesma forma, a carcaça á condenada se eles apresentam alterações gerais causadas pelo abscesso purulento. Se a carcaça ou alguma outra parte apresenta contaminação acidental de material purulento, pode haver condenação da carcaça, parte da carcaça ou órgão.


Quando os abscessos são múltiplos ou disseminados, mas sem repercussão geral, é feito o aproveitamento condicional da carcaça com o uso do calor (esterilização, cozimento ou fusão) após remoção das áreas atingidas. Se existem abscessos múltiplos em um único órgão (exceto pulmão) ou em parte da carcaça sem repercussão dos linfonodos, há liberação da carcaça após remoção dos abscessos. Finalmente, se há abscesso intestinal é condenado apenas o intestino.

Cisticercose

A cisticercose é uma enfermidade parasitária considerada uma zoonose. Ela é provocada pela ingestão de ovos da Taenia saginata, os quais, após serem ingeridos pelos bovinos, irão desenvolver no organismo do animal o Cysticercus bovis.


A liberação da carcaça para consumo “in natura” dá-se quando há ausência de cisticercos. Quando o cisticerco está presente, será dado aproveitamento condicional ou condenação total, dependendo do número de cisticercos e de seu estado de desenvolvimento.


Geralmente, quando são encontrados entre dois ou sete cistos, a carcaça deverá ser destinada ao aproveitamento condicional pelo calor após a remoção e a condenação das áreas atingidas. Em casos que apresentem apenas um cisco viável, deve-se descartar a área atingida e destinar ao tratamento condicional pelo frio ou pela salga. Dessa forma, a carcaça poderá ser destinada ao consumo humano direto e sem restrições.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por bactérias do gênero Mycobacterium. A sua forma bovina é considerada uma zoonose. Caso existam lesões caseosas em órgãos torácicos e abdominais, a carcaça deve ser condenada. A condenação parcial só ocorrerá quando as lesões forem discretas e delimitadas em um determinado espaço da carcaça, permitindo, assim, a retirada total da parte lesionada. Após a remoção da área, deve ser realizado tratamento condicional por frio, por dez dias, a menos dez graus Celsius; por cozimento por trinta minutos, em setenta e cinco graus Celsius, ou por salmoura, por vinte e um dias.


Quando há a presença de apenas uma lesão calcificada, libera-se a carcaça para consumo.


Fonte: Ifope

Comentarios


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page