Queijo coalho: atenção ao comprar este produto

O queijo coalho conquistou seu lugar como um acompanhamento para o churrasco e também como petisco nas praias brasileiras, mas o consumidor precisa estar atento à qualidade higiênico sanitária desse produto e à sua adequada conservação.
É obrigatório que o queijo coalho tenha sido elaborado em estabelecimento sob inspeção sanitária, assim como todo produto de origem animal. A forma de verificar o cumprimento dessa exigência é a presença do selo de serviço de inspeção na rotulagem/embalagem do queijo coalho. Isto é importante para a saúde coletiva, ainda mais em relação ao queijo coalho, pois em alguns casos ele é feito a partir de leite cru, sem pasteurização (processo que elimina microrganismos patogênicos do leite).
O selo no produto indica que ele foi feito com matéria-prima de origem conhecida e processado obedecendo boas práticas de fabricação, para evitar contaminações que possam afetar a saúde humana. Ao comprar um alimento de origem animal, verifique também as condições da embalagem, que deve estar íntegra e apresentar o prazo de validade. O ponto de venda deve armazená-lo sob refrigeração e você, consumidor, deve fazer o mesmo em casa até o momento do preparo.
Observe também a aparência do queijo coalho: queijo fofo, com muitos furos arredondados e com coloração amarelada, alaranjada ou esverdeada é indicativo de contaminação ou deterioração do produto. Da mesma forma, são sinais de produto inadequado para o consumo o odor forte (que não é característico deste tipo de queijo), a textura quebradiça, o sabor rançoso ou superfície viscosa.
Fonte: PDV
Comments