top of page

Blog Pratic

Sabor único e tradição: saiba por que os queijos de leite cru são tão especiais



Eles têm cores, texturas e sabores bem particulares. A produção de queijos de leite cru é quase sempre uma prática de família, que passa de geração para geração. Em Santa Catarina, por exemplo, o produto é feito por uma mesma família há 300 anos, com a 13ª geração seguindo a mesma tradição de seus antepassados portugueses.


O queijo cru é feito com leite da ordenha matinal e começa a ser produzido, no máximo, até duas horas depois, para que os nutrientes não se percam. Ao contrário dos queijos industrializados, os produtos de leite cru são feitos por pequenos produtores e não passam pelo processo de pasteurização, dando origem a produtos não padronizados.


O que vai realmente dar as características para o queijo é o local onde ele é produzido. Ele vai absorver as características do clima, do solo, da vegetação que o gado come. Os minerais que tem no solo e na água, além da raça do gado da região, tudo vai influenciar no produto final.


Além disso, um queijo feito de leite cru é rico em bons microrganismos, que fazem bem para a saúde. Se produzido da maneira correta, seguindo todas boas práticas de ordenha e boas práticas de fabricação, é um alimento muito mais nutritivo do que os queijos que passam por um processo de pasteurização do leite, por exemplo, que vai acabar com praticamente 100% da flora original.


Para quem tem intolerância à lactose, alguns queijos crus podem ser uma opção segura e saborosa. Isso porque, a partir de 60 dias, um queijo maturado não tem mais lactose. No mundo inteiro existem vários eventos e campanhas em defesa dos queijos de leite cru. Essa preocupação se deve ao fato de que grande parte das normas sanitárias dificultam e até ameaçam algumas produções desses queijos. O site do Slow Food reúne informações sobre esse movimento: slowfoodbrasil.org.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page