top of page

Blog Pratic

Salmonella motivou suspensão de frigoríficos brasileiros pela Arábia Saudita



A suspensão da compra de carne de frango de 11 frigoríficos brasileiros pela Arábia Saudita teve como causa a detecção de salmonella em lotes de produtos analisados pela aduana do país comprador. Fontes ligadas ao setor de importação e exportação no mercado árabe e do próprio Mapa também confirmaram que a razão para a suspensão se deu por “presença de salmonella acima dos níveis mínimos tolerados pelo país”.


As autoridades sauditas devem enviar ao Brasil um relatório técnico, segundo informações da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O documento deve apontar as razões para a suspensão das 11 plantas de carne de frango e as circunstâncias nas quais foi constatada a contaminação.


Presente no sistema digestivo dos animais, a salmonella é um gênero de bactérias na qual se enquadram mais de 2.600 micro-organismos. A sua presença em carne de aves é comum, havendo um limite de tolerância para contaminações – o que pode mudar a depender do nível de exigência sanitária do país.


No caso da Arábia Saudita, o país tem elevado esses padrões desde o início da pandemia, mas o contexto do anúncio, feito na mesma semana em que a Almarai, uma das maiores companhias do setor no país, confirmou investimento de US$ 1,8 bilhão para dobrar a sua produção local de frangos, gerou desconfiança no Brasil de que a medida tenha viés protecionista.


Os 11 frigoríficos suspensos respondem por 65% do volume de frango halal atualmente embarcado para a Arábia Saudita, que é o segundo maior mercado para o frango brasileiro no exterior, absorvendo cerca 12% das exportações totais do produto, de acordo com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.


Fonte: Avisite

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page