top of page

Blog Pratic

Surgimento dos hambúrgueres e sua evolução gastronômica



Até hoje não se sabe como surgiu o hambúrguer, tampouco alguém vai conseguir determinar com precisão seu local de origem ou data de nascimento. No entanto, existem antecedentes históricos de mais de um século que nos dão algumas pistas de como ele nasceu e evoluiu até os dias de hoje.


Acredita-se que esse tipo de carne moída foi fabricado pela primeira vez no século 19. Algumas versões indicariam que a origem desse delicioso produto cárneo é a cidade alemã de Hamburgo, e que para alguns historiadores seu antecessor seria o filé ao molho tártaro, que os russos consumiam frequentemente durante sua visita a este lugar. Posteriormente, o aumento na quantidade de imigrantes europeus que iam para os Estados Unidos e que teriam chegado a Nova York tornou ainda mais popular esse produto – só que desta vez em solo norte-americano.


No fim do século 19, o hambúrguer passou a ficar ainda mais conhecido, mas a partir de então nos menus dos restaurantes de Nova York, na forma de hamburg steak. Esse termo designa um filé de carne bovina cortado a mão, levemente temperado (às vezes defumado) e geralmente servido cru, em um prato, juntamente com cebolas e algumas fatias de pão.


O hambúrguer nasceu em plena estreia da industrialização, sendo que durante esta época a carne começou a ser processada mais em misturadeiras e trituradoras e menos de forma manual, com facas. Naquele mesmo século, o engenheiro Karl Drais inventou uma máquina moedora de carne, possibilitando assim uma disponibilidade maior do hambúrguer para o mercado consumidor com um preço mais em conta. Essa prática deu início à indústria de semiprocessados, que até hoje tem presença garantida no mundo todo.


Por sua vez, o século 20 começou com a necessidade de se fornecer alimentos a cidades urbanizadas e grandes centros populacionais com elevada capacidade produtiva. Além disso, os alimentos tinham de ser mais acessíveis a uma classe operária que, em sua maioria, vivia nesses locais e que dava sustentação à mão de obra e à produção industrial. Nas décadas de 1980 e 1990, o hambúrguer se modernizou diante das necessidades culinárias de uma sociedade que passou a vivenciar um ritmo de vida mais acelerado, com menos tempo para preparar suas refeições em casa e com uma demanda maior de alimentos de cozimento rápido. Com isso, também chegaram ao auge as cadeias de fast food, trazendo esse produto tão querido para mais perto de seus consumidores. Esse foi um pontapé inicial para o começo das redes de lanchonetes, que até hoje têm presença global garantida e ofertas com preços bem convidativos.


Hoje em dia, estamos assistindo à era dos hambúrgueres gourmet, cujas opções incluem o vegetariano, o produzido com animais alimentados só com pastagem, o de wagyu e até mesmo o preparado com outros tipos de carnes. Além disso, os chefs mais famosos do mundo fabricam, em suas cozinhas, receitas de hambúrguer gourmet com carne premium, ingredientes inovadores e sabores deliciosos, atendendo, assim, à demanda cada vez maior e diferenciada deste produto saboroso.


Fonte: Carnetec

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page