top of page

Blog Pratic

Séries Pratic #1: Listeria



Listeria é o nome dado a um gênero que compreende seis espécies diferentes de bactérias. Dentre elas, duas são consideradas patogênicas: L.monocytogenes, que ameaça humanos, e L. ivanovii, com alvo principal em animais ovinos e bovinos.


Ainda que seja patogênica para humanos, a L.monocytogenes pode estar presente em alimentos de origem animal ou vegetal. É por isso, portanto, que é importante ter cuidados de prevenção para fugir de contaminações. As principais formas de transmissão para humanos consiste na infecção de animais. Antes mesmo serem encaminhadas à indústria, eles podem se contaminar por meio de fezes de aves ou outros animais, bem como em fontes de água contaminada.


Sintomas

A contaminação por bactérias Listeria monocytogenes é perigosa, pois pode causar listeriose. A doença afeta principalmente pessoas com sistema imunológico abalado, sendo mais perigosa para bebês, mulheres grávidas e idosos. Por outro lado, raramente pessoas saudáveis sofrem com infecções causadas por bactérias Listeria.


Em grávidas, a chance de contrair a doença é cerca de 10 a 20 vezes maior do que em outras pessoas. Por outro lado, é raro que as gestantes sofram com sintomas ou morram pela contaminação. O maior risco, nesses casos, é contaminar o feto, que pode morrer. Quando sobrevivem, dois terços dos bebês contaminados com Listeria no útero podem sofrer com sepse (infecção da corrente sanguínea) ou meningite.


Entre os principais sintomas conhecidos estão sensação de calafrios, febre e dores musculares, bem como enjoo, vômito e diarreia. Em média, esses sintomas somem em um prazo máximo de uma semana. Quando há desenvolvimento de meningite, também pode haver dor de cabeça, rigidez do pescoço, confusão e perda de equilíbrio.


Prevenção

Uma vez que a Listeria monocytogenes contamina humanos a partir de alimentos, a principal forma de fugir do contágio é tratá-los antes de cozinhar. Para isso, portanto, é importante remover partes dos alimentos, como as cascas, e colocá-los em altas temperaturas, já que esses microorganismos não sobrevivem em ambientes acima de 42ºC.


Já na indústria, o processo de prevenção consiste em monitorar os alimentos. Dessa maneira é possível fazer um controle microbiológico e garantir que nenhum alimento esteja contaminado. Pensando nisso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desenvolveu o Programa de Controle de Listeria monocytogenes em Produtos de Origem Animal Prontos para Consumo. Ele consiste numa série de normas que devem ser aplicadas pelas empresas de produção e fiscalização dos produtos.


Fonte: R7

Commenti


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page