top of page

Blog Pratic

Séries Pratic #11: Como calcular a Shelf Life dos produtos?



Para produtos industrializados, é um pouco mais fácil entender a vida útil de cada produto. Isso porque, de acordo com a lei, todas as embalagens devem ser marcadas com a data de validade. Se não houver acidente e elas foram armazenadas em condições adequadas, o produto pode ser vendido e consumido até o limite ser atingido. Para calcular a Shelf Life, alguns passos são importantes:

Entenda cada produto

Primeiramente, é muito importante estudar cada produto cuidadosamente para determinar quais fatores podem afetar sua vida útil. Portanto, estude as matérias-primas e as condições de produção. Também é importante prestar atenção à possível contaminação dos alimentos e aos aspectos sensoriais esperados de cada um. Também é importante saber quais sinais ele apresentará quando começar a se deteriorar.

Faça testes

Além de observar os produtos, também é importante realizar alguns testes para garantir que o prazo de validade seja definido corretamente. Para isso, você pode testar o pH dos alimentos, nutrientes, microflora natural e outros elementos. O teste pode ser feito todos os dias ou em horários alternados, dependendo das características de cada teste. Além disso, também é importante fazer os testes de acordo com as condições específicas de cada produto.

Defina a Shelf Life e faça o monitoramento

Depois da fase de testes, pode-se definir o prazo de validade de cada produto e monitorar regularmente o produto para garantir que a data determinada garanta realmente a integridade do produto. Portanto, monitore todos os itens e recalcule a vida útil dos alimentos, quando necessário.


O Guia nº 16 para Determinação de Prazos de Validade de Alimentos, elaborado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) fala sobre os métodos diretos (estudos de estabilidade e testes de desafio) e indiretos (teste de estabilidade acelerada) para se estabelecer prazos de validade. Os métodos diretos são definidos em: Etapa 1 – configurando o estudo; Etapa 2 – realizando o estudo e Etapa 3 – Definindo o prazo de validade. E os métodos indiretos são detalhados como os modelos preditivos, prazo de validade dos alimentos compostos e mudança de prazo de validade em alimentos reembalados.


O Guia trata também da determinação do prazo de validade baseado em razões de segurança, com a descrição de estudo de desafio e modelagem preditiva de crescimento de bactérias em alimentos; e da determinação do prazo de validade baseado em questões de saúde. Os estudos de estabilidade citados pelo Guia são:


  • Estudos acelerados;

  • Estudos de longa duração;

  • Estudo de acompanhamento;

  • Estudo de estresse;

  • Estudo de uso; e

  • Estudo de transporte.


Esperamos que nossa Série tenha ajudado você a compreender tudo sobre Shelf Life. E lembre-se: a Consultoria Pratic pode ajudar sua empresa nesse e outros assuntos técnicos. Chama a Pratic!


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page