Séries Pratic #11: Quais fatores afetam o prazo de validade?
- Fabíola Dias
- 4 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

O Guia nº 16 para Determinação de Prazos de Validade de Alimentos, elaborado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), aborda fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam o prazo de validade de alimentos. Entre os intrínsecos, cita-se:
A natureza e a qualidade das matérias primas, que devem ser de boa qualidade para garantir produtos com uma validade aceitável;
Formulação do produto, em relação à substituição de ingredientes que podem permitir que os micro-organismos cresçam onde antes eram inibidos;
Estrutura do produto, em relação ao seu estado (se líquidos e/ou semissólidos), para compreender que tipos de tratamentos podem ser empregados; e
Disponibilidade de oxigênio e potencial redox sobre o crescimento de micro-organismos deteriorantes e patogênicos nos alimentos.
Já como fatores extrínsecos, estão:
Processamento;
Métodos de resfriamento aplicados a produtos tratados termicamente;
Tipo de embalagem;
Temperatura de armazenamento; e
Condições durante a distribuição, armazenamento, exibição no varejo e armazenamento pelo consumidor.
O Guia também trata sobre a importância de se compreender os mecanismos físico-químicos de deterioração dos alimentos, como conteúdo de umidade, vapor e transferência, temperatura, oxigênio, agentes de oxidação, luz, hidrólise química, pH e interações químicas. Ele classifica os micro-organismos em alimentos em quatro grupos: (a) micro-organismos deteriorantes de alimentos; (b) micro-organismos patogênicos ou potencialmente patogênicos; (c) micro-organismos que produzem metabolitos tóxicos; e (d) micro-organismos adicionados deliberadamente com finalidades tecnológicas ou nutricionais.
Outros temas abordados e que interferem no cálculo de Shelf Life são: efeitos do armazenamento refrigerado ou congelado; perdas de nutrientes ou outros componentes relevantes durante o armazenamento; e segurança alimentar e processamento de alimentos. O Guia discute, ainda, os fatores para a determinação do prazo de validade de um alimento, considerando questões de saúde, razões de segurança e deterioração. E reafirma que os fabricantes devem possuir justificativa documentada de como o prazo de validade foi estabelecido e registros que subsidiem essa definição, tais como avaliações técnicas, estudos de estabilidade e laudos de ensaios laboratoriais.
Na última parte da nossa Série, você aprenderá sobre os métodos para calcular a Shaelf Life dos alimentos. Acompanhe amanhã!
Fonte: Alimentus
コメント