top of page

Blog Pratic

#Séries Pratic 12: Quais os perigos dos coliformes fecais?



Ao contrário dos coliformes fecais, a maior parte das bactérias não sobrevive tempo suficiente na água para serem detectadas. Assim, considera-se a presença de coliformes fecais como um indicador de contaminação fecal na água, sendo, por este motivo, utilizada como indicadora da qualidade de higiene sanitária.


A determinação da concentração dos coliformes assume importância como indicador da possibilidade da existência de microrganismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças via meios aquáticos, tais como febre tifóide, febre paratifóide, desinteria bacilar e cólera.

Escherichia coli

A Escherichia coli, geralmente associada a gastroenterites, é classificada como um dos coliformes fecais, uma vez que é um habitante normal do intestino de todos os animais. Por esta razão, é ainda chamada de bactéria indígena, podendo ser útil ao organismo ao suprimir o crescimento de bactérias prejudiciais e sintetizar quantidades importantes de vitaminas.


Praticamente todos os alimentos, de origem vegetal ou animal, sujeitos a processamento, além da água, podem veicular a E. coli, desde que, em algum momento, tenham estado em contato com a matéria fecal. A presença de E. coli é um forte indicador de contaminação recente por esgotos domésticos e/ou agropecuários. Após chuva ou outro tipo de precipitação, a E. coli pode ser arrastada para ribeirões, rios ou mesmo águas subterrâneas.


As análises da água referenciam principalmente os coliformes fecais, que, sendo na sua maioria inofensivos, são indicadores de que a qualidade da água pode estar seriamente comprometida e que outras bactérias, como E. Coli, podem estar presentes. As análises microbiológicas realizadas a água envolvem duas etapas.


- Numa primeira etapa a análise a Bactérias coliformes totais, que determina se as bactérias deste grupo estão presentes na água.

- Uma segunda etapa resultante da presença de bactérias coliformes totais, analisada na 1ª etapa. Neste caso, uma análise outra análise (E. coli) é realizada para detectar se os coliformes encontrados são de origem fecal. Este resultado indica que fezes de humanos ou animais estiveram recentemente em contacto com a água analisada.


Fonte: Qualifood

Comentarios


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page