top of page

Blog Pratic

#Séries Pratic 13: Quais as vantagens da charcutaria?



No post anterior, comentamos que a preservação dos alimentos, em especial das carnes, permitiu que a humanidade sobrevivesse durante períodos de escassez e possibilitou longas viagens de migração, onde nem sempre era possível obter alimentos frescos diariamente. Essa conservação dos alimentos deve muito às técnicas de charcutaria, mas essa arte ainda tem outras vantagens.


Um dos princípios básicos da charcutaria é o aproveitamento máximo de todo o animal. Assim, é muito comum a charcutaria utilizar partes nobres para produtos mais valorizados. Todas as sobras normalmente são aproveitadas para outros produtos, como salames, linguiças, morcela e codeguim. Os apaixonados por charcutaria participam de cursos e fóruns online e aproveitam viagens para adquirir conhecimentos, testar temperos e criar receitas próprias.


Para alguns profissionais dessa área, o acesso à carne suína de boa qualidade ainda é um desafio. O uso do porco caipira seria uma solução, pois ela tem mais gordura e marmoreio. Mas é difícil encontrar carne em quantidade em granjas fiscalizadas. Apesar da facilidade de os charcuteiros encontrarem abatedouros menores que garantam a encomenda para quem produz embutidos por hobby, os que o fazem comercialmente relatam o desafio de achar carne suína de boa qualidade no mercado.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page