top of page

Blog Pratic

#Séries Pratic 13: Você sabe o que é charcutaria?



A palavra charcutaria deriva de sua origem francesa charcuterie, que une as palavras carne (chair) e cozido (cuit). No século XV, ela denominava as lojas de produtos de porco e miúdos de diferentes animais.


Frequente e erroneamente, a charcutaria é ligada apenas à produção de linguiças e/ou exclusivamente ao trato da carne de porco. Porém, a contextualização correta remete ao preparo, originalmente para fins de preservação, seja por métodos de salga, conservação, cura, fermentação, cozimento, desidratação, defumação ou, até mesmo, vários desses métodos juntos, de qualquer tipo de carne, como aves, peixes, bovinos, suínos e qualquer carne de caça.


Dentre os diversos produtos, podemos citar os presuntos, salames, terrines, patês, mortadela, pastrame, copa, bacon, salsichas, linguiças, carne de sol, todas as carnes preservadas com sal, na gordura (confit), defumadas e etc. Na época das longas viagens feitas pelos europeus, quando eles descobriram outras partes do mundo, a charcutaria foi essencial na conservação dos alimentos durante os percursos. Também nos períodos de escassez do alimento fresco, quando ainda não havia equipamentos para conservação, os métodos charcuteiros permitiam a sobrevivência da população.


A charcutaria representa um dos mais antigos métodos de produção de alimentos da humanidade, figurando na própria história da evolução das sociedades humanas. Portanto, os procedimentos de manipulação dos produtos da charcutaria foram desenvolvidos, inicialmente, para fins de preservação, pois inexistia tecnologia de refrigeração adequada para garantir vida útil longa às carnes.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page