top of page

Blog Pratic

#Séries Pratic 14: Ovos sustentáveis são a próxima revolução da indústria de alimentos



Ao longo da última década, produtores vêm convencendo os consumidores a pagar quatro vezes o preço de uma dúzia de ovos vendidos como bons para você (orgânicos) ou até sete vezes mais por ovos criados em condições consideradas melhores para os animais que os botaram (ovos criados em pastos e colhidos à mão).


Não é pouca coisa, levando-se em conta que uma caixa de ovos convencionais ainda pode ser comprada por menos de US$ 1. Mas o marketing esperto deu resultado: os chamados ovos especializados conquistaram cerca de um terço do mercado atual, e a previsão é que cheguem a 70% em cinco anos.

Fazenda sustentável

Alguns produtores estão apostando que podem lucrar ainda mais acrescentando outra camada premium: ovos de um tipo especial de fazenda sustentável, que podem ser alardeados como sendo melhores para o planeta. Esses ovos, que estão estreando agora nas prateleiras por até US$ 8 a dúzia, ainda são rotulados de orgânicos e amigos dos bichos, mas também são de aves que vivem em fazendas que usam agricultura regenerativa – técnicas especiais para o cultivo de solos ricos que podem sequestrar gases do efeito estufa.


Ovos assim podem ser vendidos como um produto que ajuda a combater as mudanças climáticas. Mais cultivos de cobertura atraem minhocas e grilos para as galinhas comerem. Os dejetos dos pássaros fertilizam os campos. Melhorias como estas permitem que as galinhas desfrutem de ração natural da mais alta qualidade e que será boa para o solo, para as galinhas e para os ovos fornecidos aos clientes.


Fonte: Exame

Commentaires


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page