top of page

Blog Pratic

Séries Pratic #17: Com propriedades terapêuticas, busca por própolis verde aumenta na pandemia



A própolis verde de Minas Gerais tornou-se produto disputado no mercado internacional. Devido a características de solo, clima, plantas e abelhas, a resina contém uma substância chamada artepelin C, que vem despertando a atenção da comunidade científica mundial em função de sua ação no organismo humano. Ela potencializa o sistema imunológico contra várias doenças infecciosas, como câncer, gripe, e agora estudos apontam também a COVID-19.


Uma publicação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP), mostrou ensaio clínico para avaliar a eficácia do extrato de própolis em 124 participantes internados no Hospital São Rafael, de Salvador (BA). O resultado indicou que a própolis pode reduzir o tempo de internação.


Todos os pacientes fizeram tratamento-padrão, sendo que 40 pessoas receberam 400mg/dia de própolis; 42 receberam 800mg/dia; e 42 não receberam própolis. A administração oral da substância foi segura, pois não houve eventos negativos associados ao uso. Além disso, a diminuição do tempo de internação após a intervenção foi significativa. O grupo de controle, que não ingeriu própolis, ficou 12 dias hospitalizado após o início do tratamento. Já os grupos que receberam doses mais baixas e mais altas ficaram, respectivamente, 7 e 6 dias internados.


A própolis é um antibiótico natural com ação antibacteriana, antifúngica, cicatrizante, antioxidante, anestésica e imunoestimulante. É exportada para 31 países. Estima-se que Minas Gerais produza por volta de 120 toneladas/ano, sendo 85% própolis verde e 15% própolis de cor escura. A produção da própolis verde abrange 102 municípios, distribuídos no Sul, Centro-Oeste e Leste do estado. As regiões produtoras apresentam solo ácido e altos teores de ferro, característicos de locais com exploração de minério.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page