#Séries Pratic 16: Intolerância à lactose ou alergia ao leite: Existe tratamento?
Em casos de intolerância à lactose na infância não há um tratamento específico, apenas a exclusão do leite e seus derivados da dieta. A partir do diagnóstico de intolerância, os pais podem introduzir alimentos sem lactose na alimentação da criança, como leites de origem vegetal e demais produtos livres da proteína presente no leite de origem animal.
Caso a criança seja diagnosticada com alergia ao leite, a cura pode ser espontânea, conforme ela cresça, ou induzida por meio de um tratamento de dessensibilização, com acompanhamento médico, fazendo com que seu organismo, aos poucos, vá se acostumando com a presença do leite.
Muitas empresas alimentícias têm oferecido produtos livres de lactose ou qualquer componente que possa causar intolerância e alergia para facilitar a rotina de mães que têm filhos acometidos por essas condições. Algumas marcas que produzem alimentos à base de proteína vegetal oferecem preparados e bebidas sem lactose. Os produtos podem tanto ser utilizados como substitutos do leite de vaca, consumidos como bebidas, adicionando água, ou utilizados no preparo de diversos pratos, doces e salgados.
Os casos de intolerância à lactose e alergia ao leite animal atingem crianças e adultos, o que faz com que a demanda por esses produtos cresça a cada dia. E a oferta de produtos industrializados isentos de lactose cresceu significativamente nos últimos anos, o que facilita demais a vida de pais que têm que conviver com as restrições alimentares de crianças com intolerâncias e alergias. Hoje, é possível encontrar produtos e ingredientes em versões sem lactose de quase todos os doces, bebidas e petiscos tradicionais que as crianças gostam.
Fonte: Correio do Povo
Comments