top of page

Blog Pratic

Séries Pratic #23: Avanços tecnológicos na embalagem de carne bovina (parte 1)



Recentemente, o consumidor de carne bovina se tornou mais exigente e, muitas vezes, baseia sua decisão de compra em fatores extrínsecos, que não estão diretamente relacionados com o preço ou o tipo de produto. As mudanças existentes nas preferências de consumo desses indivíduos deram lugar a inovações e/ou desenvolvimentos em tecnologias de embalagens, sendo por isto que hoje são utilizados materiais que não apenas são socialmente aceitáveis (práticos e em conformidade com o respeito ao meio ambiente etc.), mas que garantam, dentre outros requisitos, a segurança, o apelo, a comunicação e a integridade do alimento.


Em âmbito internacional, existem diferentes sistemas de embalagem de carne, os quais são bastante utilizados em pequenas, médias e grandes empresas, destacando-se: a embalagem tradicional, embalada em atmosfera modificada (MAP, na sigla em inglês) e a embalagem a vácuo, cada qual com propriedades e usos distintos que permitem atender a determinadas exigências dos consumidores e do setor. No entanto, é importante ressaltar que algumas dessas tecnologias continuam enfrentando grandes desafios referentes à segurança alimentar, sustentabilidade e ao aperfeiçoamento de seus designs.


Em razão disso, a indústria de embalagens se encontra alinhada com as instituições de pesquisa na busca de soluções eficazes que se adaptem às novas tendências em conservação e comercialização, aumento da vida útil do produto, diminuição do desperdício alimentar e utilização de materiais mais sustentáveis. Já foram desenvolvidas embalagens que permitem cumprir com as expectativas mencionadas anteriormente e satisfazê-las, dentre as quais temos: embalagens biodegradáveis, embalagens ativas e embalagens inteligentes. Conheça cada uma delas no nosso próximo post!


Fonte: CarneTec

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page