top of page

Blog Pratic

#Séries Pratic 32: Passo a passo para implementação ISO 22000



A norma da ABNT ISO 22000 diz respeito à Gestão de Segurança de Alimentos. É uma norma internacional que define os requisitos do sistema de gestão de segurança de alimentos abrangendo todos os tipos de organizações dos setores alimentícios. Toda empresa que deseja alcançar a certificação ISO 22000 precisa possuir um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos compatível com os requisitos da norma. A organização será submetida a uma auditoria de certificação com apoio técnico de uma consultoria de relevância na área.


O setor de alimentos exige uma altíssimo padrão de qualidade desde a chegada, passando pela produção até alcançar o consumidor final. Em cada etapa e nos mínimos detalhes, deve-se estar sempre atento aos riscos de contaminação, como pestes, doenças de animais e plantas, adotando práticas e medidas para avalizar que a produção esteja em condições apropriadas, garantindo assim a segurança e confiabilidade do produtos.


Conheça os passos para facilitar a obtenção da certificação ISO 22000:


Planejamento: A implementação de ISO 22000 é complexa, pois envolve muitas atividades e pessoas, e pode durar muitos meses ou até mesmo mais de um ano. Portanto, deve-se ter bem definido o planejamento para implementação.


Armazenamento dos alimentos: O produto deve estar separado de qualquer ingrediente que possa prejudicar sua higiene ou qualidade. As instalações destinadas ao armazenamento dos alimentos devem proporcionar organização e separação dos produtos evitando o contato com substancias que possam inviabilizar o material para o consumo humano. Também devem ser construídas com layout apropriado para a realização de manutenção, limpeza e desinfecção, além de minimizar a contaminação pelo ar.


Instalações: A estrutura deve estar adaptada para o manejo alimentício, tendo fornecimento de água, ventilação e iluminação.


Higiene pessoal: Colaboradores que tenham contato direto com o alimento devem seguir padrões de higiene a fim de evitar contaminação nos alimentos e proliferação de doenças.


Realizar auditoria interna: O objetivo das auditorias é tomar ações corretivas e/ou preventivas para eliminar problemas existentes ou possíveis que possam prejudicar a empresa.


Para obter a certificação, a empresa deverá seguir este processo:

  • Instruções do processo para implementação;

  • Visita prévia da empresa auditora e certificadores;

  • Ensaios e auditorias;

  • Avaliações dos resultados;

  • Decisões da certificação;

  • Manutenção da certificação.


A certificação está associada à ideia de melhoria contínua, pois anualmente o órgão certificador realiza uma nova auditoria de manutenção, podendo cancelar o credenciamento caso os requisitos não estejam sendo seguidos. A validade do certificado é de três anos, e após esse período a organização deve submeter-se a uma nova auditoria de recertificação caso queira manter o selo.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page