top of page

Blog Pratic

#Séries Pratic 39: Por que ‘dar carvão’ às vacas pode ser bom para o meio ambiente?



Em um dia quente de verão, é difícil ignorar o cheiro de estrume em uma fazenda de gado na Austrália Ocidental. Mas não por muito tempo: um grupo de besouros de esterco, conhecidos como rola-bosta, trabalha duro para enterrar o estrume das vacas no solo.


Quando está calor, pode demorar menos de uma hora para os besouros eliminarem completamente os excrementos da superfície do pasto. Em outras ocasiões, quando está mais frio e os besouros são menos ativos, pode levar até duas semanas. De qualquer maneira, os insetos trabalham com afinco até que o único odor presente no ar seco do verão seja o cheiro de eucalipto das árvores.


Mas o excremento que esses besouros em particular estão enterrando não é um excremento comum. No sudoeste da Austrália, as fezes dos animais são ricas em biochar (ou biocarvão), basicamente um carvão vegetal produzido por meio de um processo de cozimento lento, que é adicionado à ração do gado. Essa substância preta, semelhante ao carvão, está liderando uma revolução silenciosa para reduzir as emissões de metano das vacas e para que o solo absorva mais carbono.


O biochar é uma ferramenta para os agricultores reduzirem o polêmico impacto ambiental do gado. À medida que as vacas digerem seus alimentos, elas liberam metano, um gás de efeito estufa 25 vezes mais potente que o dióxido de carbono. O metano deixa o trato digestivo dos animais pelas duas extremidades: grande parte por eructação (arroto) e uma pequena parte por flatulência. Uma vez fora do sistema digestivo, o esterco continua a liberar uma quantidade reduzida de metano.


Atualmente, há mais de 1,4 bilhão de cabeças de gado no mundo e, juntas, liberam 65% de todos os gases de efeito estufa da agropecuária. Os esforços para reduzir as emissões de metano das vacas vão desde vacinas até alimentá-las com algas. Agora, há um interesse crescente em saber se a adição de outra substância à dieta das vacas pode reduzir as emissões de metano: o biocarvão.


No próximo post você vai saber mais sobre o potencial desta iniciativa. Acompanhe!


Fonte: BBC

Komentar


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page