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#Séries Pratic 42: Embalagens para carnes e as tendências desenvolvidas no setor



Alimento altamente perecível, a carne pode rapidamente sofrer deterioração. Por essa razão, é fundamental que as empresas se atentem para a escolha das embalagens, haja visto que uma boa embalagem irá contribuir para a manutenção da qualidade do produto, além de proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.


Neste cenário, muitas são as tendências dentro do setor de embalagens para carnes, levando em consideração alguns pré-requisitos que ajudam a garantir um produto de qualidade e que seja mais apresentável. Na atualidade, as inovações em embalagens para carnes vão nortear a operação dos frigoríficos e demais empresas do setor e impulsionar o seu desenvolvimento. E as propriedades das embalagens que visam atender aos requisitos dos produtos cárneos estão relacionadas à:


  • Barreiras a gases, vapor d’água e luz para a conservação de propriedades sensoriais;

  • Hermeticidade para evitar recontaminação;

  • Resistência química para minimizar interação com o produto; e

  • Resistência mecânica para ter bom desempenho no ambiente de produção, transporte e comercialização.


Essas funções primárias devem sempre pautar as tendências e os novos desenvolvimentos de embalagens para carnes. Mas, num mercado altamente competitivo como o atual, devem ser levados em consideração ainda os aspectos relacionados às tendências atuais de consumo, especialmente conveniência, saudabilidade, personalização, experiência, funcionalidade e sustentabilidade.


Outra tendência em embalagens para carnes relaciona-se à digitalização das cadeias de valor que se acelerou em decorrência da pandemia, com cada vez mais emprego de inteligência artificial para otimização dos processos e integração por tecnologias de rastreio de embalagens (identificação por radiofrequência (RFID) e comunicação de campo próximo (NFC). As grandes oportunidades e tendências do setor residem em conectar tecnologias para gerar soluções, ou seja, manter a embalagem como o ativo essencial da marca a partir de tecnologias embarcadas.


No entanto, um dos principais desafios do setor está na sustentabilidade da produção. É preciso que as empresas garantam a qualidade e a segurança dos produtos acondicionados enquanto adequam as embalagens aos compromissos globais assumidos para redução do uso de materiais virgens e cumprimento das metas de sustentabilidade, o que inclui a adoção do conceito de economia circular.


Nossa série termina no próximo post, onde discutimos algumas inovações que já podem ser observadas no mercado e outras que estão por vir. Acompanhe!


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