top of page

Blog Pratic

#Séries Pratic 42: O que já mudou e ainda irá mudar nas embalagens para carnes?



Funcionalidades relacionadas à conveniência e praticidade continuam em alta e vão guiar as tendências em embalagens para carnes para os próximos anos. Além disso, embalagens para preparação ou aquecimento em forno de micro-ondas e para consumo on-the-go serão tendências.


No entanto, a mudança mais recente está relacionada às embalagens serem reconhecidas por cuidar do meio ambiente. As embalagens para carnes devem promover impacto social positivo e adotar uma cultura corporativa ética, o que é conhecido pela sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). O compromisso com a ESG mantém o foco nas embalagens principalmente nas questões de sustentabilidade.


Fechar o ciclo de consumo e pós-consumo é o grande desafio das empresas, que têm unido esforços, trabalhado com startups e assumido compromissos ousados para nortear o fluxo de capital para a construção de uma sociedade mais sustentável. Já para os próximos anos, o ponto focal do segmento de embalagens para carnes será seu menor impacto ambiental por meio da redução de perdas de alimentos, envolvendo redução do consumo de material de embalagem, de energia e de água, além de possibilidades de reciclagem e reuso.


Além disso, a tecnologia será uma grande aliada para alcançar essas tendências. Ela permitirá cada vez mais a utilização de embalagens inteligentes que contribuem para a redução de perdas na cadeia, como a utilização de:

  • Data logger - Mede a jornada de temperatura do produto e indica se ele está apto para consumo;

  • Sistemas que permitem a rastreabilidade;

  • Impressão digital em embalagens menores para garantir precisão e dificultar falsificação;

  • Selos ativos que indicam o limite de qualidade aceitável do produto (deterioração) etc.

É essencial que as empresas do setor se mantenham sempre atualizadas quanto às tendências de mercado. É necessário que exista muito estudo de mercado, considerando o comportamento do consumidor, leitura de relatórios, participação em eventos nacionais e internacionais, inclusive feiras. Por fim, acompanhar newsletters internacionais e revistas da área também são importantes ferramentas, geralmente gratuitas.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page