top of page

Blog Pratic

#Séries Pratic 47: O que você sabe sobre a mastite bovina?



A mastite bovina é definida como inflamação da glândula mamária e é uma das doenças mais importantes e onerosas na bovinocultura de leite. O prejuízo econômico causado pela doença se deve principalmente a:

  • redução na produção de leite;

  • descarte do leite de vacas tratadas;

  • depreciação da qualidade do produto;

  • perda de bonificação com aumento da Contagem de Células Somáticas (CCS);

  • custos com medicamentos;

  • gastos com assistência técnica;

  • descarte de vacas;

  • tempo extra perdido no manejo e na aplicação de medicamentos.

O que causa a mastite bovina?

A mastite bovina pode ser causada por vários fatores – microrganismos e por injúrias físicas ou químicas, porém a origem infecciosa é a mais prevalente.


Em condições normais, o esfíncter do teto possui músculos com função de mantê-lo fechado, a fim de evitar a invasão de patógenos. Além disso, o canal do teto é revestido por queratina que também funciona como uma barreira contra infecções. Essas duas estruturas são consideradas a primeira linha de defesa da glândula mamária contra patógenos, apesar de sua função limitada.


Contudo, durante o periparto, há uma grande pressão intramamária em função do grande volume de leite produzido, que pode exceder a capacidade de ação desses mecanismos, deixando o esfíncter aberto. Além disso, todo o período de transição é considerado um período crítico para aquisição de infecções intramamárias devido a oscilações na capacidade de defesa imunitária no úbere.


Já durante o período de lactação, quando o animal é ordenhado, a queratina é removida e o esfíncter permanece aberto por até duas horas após a ordenha. Nessas circunstâncias, a entrada de microrganismos presentes no ambiente ou no próprio teto do animal é facilitada.


Quando o microrganismo invade o canal do teto, se multiplica utilizando o leite como substrato, alcança o seio lactífero e desencadear uma resposta inflamatória, após a qual, muitas vezes, o tecido glandular é substituído por tecido fibroso.


No próximo post, vamos apresentar os tipos de mastite. Acompanhe!


Fonte: Milk Point

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page