#Séries Pratic 53: Poluição ambiental pode afetar o alimento a que todos têm acesso
Poluição alimentar? Termo estranho, não é? Mas ela está presente a partir dos processos aplicados na agricultura e em toda a cadeia produtiva. Exposição a pesticidas, uso excessivo de fertilizantes e avalanche de agrotóxicos tornam a alimentação saudável impossível. A sustentabilidade alimentar é um modelo contra a poluição, já que não só promove a saúde, previne doenças, como carrega a preocupação ambiental e social.
Estudos mostram que a maior parte da poluição gerada pela agricultura vem da amônia, usada para fabricar fertilizantes. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tinha liberado, até março deste ano, 1.629 agrotóxicos. Venenos que não só são um risco para os alimentos, quanto para o solo e a água. Ou seja, a poluição do ambiente também afeta a saúde de todos a partir do que se tem no prato.
O uso indiscriminado de agrotóxicos agrícolas é realmente um problema, já que envolve substâncias extremamente tóxicas e com um risco real de causar danos à saúde. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas (Sinitox), a letalidade das intoxicações agudas por agrotóxicos chega a ser três vezes maior quando comparada a intoxicações por medicamentos, principal causa, em número e casos, de intoxicação exógena no Brasil.
Orgânicos
A poluição ambiental, não só a causada por agrotóxicos, tem o potencial de afetar diretamente o alimento a que todos têm acesso diariamente. Os produtos classificados como orgânicos são, certamente, uma forma de reduzir a exposição a substâncias tóxicas. Entretanto, têm custo mais elevado e, eventualmente, não estão disponíveis em todos os locais.
A redução no uso de agrotóxicos na produção de alimentos agrícolas depende de vários fatores, entre eles o avanço científico, com novas técnicas de cultivo que demandem menor uso dessas substâncias e do incentivo governamental à produção dos alimentos orgânicos, favorecendo uma maior distribuição, atrelada a um menor custo e a políticas governamentais mais rígidas no que tange à importação e ao uso dos agrotóxicos com maior potencial tóxico.
Mas quais os efeitos no nosso organismo? Veja no próximo post!
Fonte: Estado de Minas
Comments