top of page

Blog Pratic

Séries Pratic #7: Por que consumir orgânicos?



Você deve estar se perguntando por que deve consumir orgânicos se a oferta dos alimentos de cultivo agrícola com agrotóxico é mais simples de encontrar e geralmente mais em conta. Listamos algumas das principais razões a seguir.


Agrotóxicos causam danos à saúde e não há dosagem segura para seu uso. O Brasil, inclusive, tem um histórico de ampliação de uso desses químicos: em 2018, as 500 mil toneladas usadas em nossas lavouras colocaram o país no topo da lista entre os que mais utilizam esse tipo de veneno nas plantações. Em 2020, a aprovação de novas substâncias foi recorde e teve mais de 493 produtos liberados.


Apesar da grande variedade de produtos que literalmente pairam sobre as terras brasileiras, 49% dos alimentos têm ausência de resíduo de agrotóxicos e 28% estão no limite permitido, de acordo com o último levantamento do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), realizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No entanto, um estudo Encomendado pelo Ministério da Saúde e realizado pelo Instituto Butantan, que analisou cerca de dez agrotóxicos usados amplamente nas lavouras pelo país, apontou que não há dose segura para esses pesticidas, mesmo quando adotadas quantidades equivalentes a até um trigésimo do recomendado pela Anvisa.


Além disso, alimentos orgânicos trazem mais benefícios ao corpo humano. A simples ausência de pesticidas que fazem mal à saúde já seria um motivo e tanto para procurar os tomates para salada do próximo almoço no produtor local mais próximo de você, não é mesmo? Mas os benefícios também se estendem às propriedades nutricionais. Isso porque o uso dos agrotóxicos muda a estrutura química dos alimentos, reduzindo a quantidade de substâncias que agem como remédios naturais para o organismo.


Alguns alimentos cultivados de forma totalmente natural tendem a apresentar níveis superiores de fitoquímicos. Esses compostos têm ação antioxidante e são capazes de combater radicais livres, o envelhecimento precoce, o câncer, doenças cardiovasculares e atuam na modulação dos hormônios, redução da pressão arterial e apresentam atividade antibacteriana e antiviral. A dieta à base de alimentos orgânicos é recomendada para todos. O ideal sempre é fugir de tudo que é industrializado e procurar alimentos com selo de orgânicos.


Fonte: Uol

Comentarios


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page