Universidade Federal prepara primeira Escola de Queijos Minas Artesanal do país
Pensando em incrementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Departamento de Zootecnia e a administração central da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está em fase de estruturação de uma queijaria artesanal e uma ‘docedileitaria’ para processar o leite produzido na instituição. Além disso, também está sendo gestada a primeira Escola de Queijos Artesanais dentro de uma universidade pública federal.
A ideia é oferecer cursos e treinamentos livres a produtores e aspirantes a mestres-queijeiros, disseminando as boas práticas de fabricação do Queijo Minas Artesanal (QMA) e as exigências da lei para estruturação de uma queijaria. O setor de bovinocultura leiteira da UFVJM produz, diariamente, por volta de 300 litros de leite cru, mecanicamente ordenhado de vacas holandesas criadas em um sistema Compost Barn. Estes espaços, além de serem utilizados para as atividades de ensino e pesquisa da universidade - cursos de Zootecnia, Agronomia e Engenharia de Alimentos – também estarão de portas abertas para receber produtores para participarem de treinamentos a respeito do manejo e nutrição do gado leiteiro, das boas práticas agropecuárias e de fabricação, e também da produção de queijos e doce de leite.
A equipe que está idealizando estes setores está em contato com o Serviço de Inspeção Municipal Regional Consorciado (SIMC), em Diamantina, para que tudo seja feito conforme a legislação sanitária vigente. O que se deseja com isto é que todos sejam instruídos a fazer queijos e doce de leite da forma sanitária correta. Os queijos e doces excedentes serão comercializados no Empório JK, que fica no campus universitário.
Fonte: Itatiaia
Comments