top of page

Blog Pratic

Vaca produz 190 mil kg de leite e se torna a maior produtora vitalícia da América Latina



Rhoelandt 372. Esse é o nome da vaca da raça holandesa que produziu mais de 190 mil quilos de leite na sua vida produtiva durante 17 anos e que conquistou, mesmo após a sua morte em abril deste ano, o prêmio de maior produção histórica vitalícia do Brasil e América Latina. Os dados foram reconhecidos pelo Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


O proprietário do animal e da fazenda Rhoelandt, localizada em Castro (PR), se orgulha do patamar atingido pelo animal. Segundo ele, a vaca já veio de uma família produtiva tão incrível quanto e carregou isso em sua genética. Sua mãe, a vaca Rhoelandt 089 LEDA Victor Doc, produziu 131 mil kg de leite em cinco lactações. Com o privilégio de uma linhagem de alta produtividade, ele conta que o manejo com a vaca não precisava ser o mais caro, tão pouco o mais especial em relação aos outros animais. A alimentação era como as das demais vacas, sem ração especial ou algo do tipo. Mas a fazenda aposta em conforto, deixando a vaca em uma baía separada e mais confortável.


Nos anos anteriores, Rhoelandt 372 também conquistou títulos como Troféu Maior Produção Vitalícia de Leite e Segunda maior Produção de Sólidos em 2019, assim como em 2020. Além de ser excepcional em Produção e Sólidos, o animal obteve na Avaliação Linear de Conformação, com 90 pontos, entrando para a classe das vacas Excelentes (EX 90), demonstrando excelente sistema mamário, pernas e pés, força leiteira e garupa.


Fonte: Canal Rural

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page