top of page

Blog Pratic

Veja perigos do consumo de carne sem procedência certificada



Com a chegada das festas de fim de ano, a procura pelas carnes para o cardápio das confraternizações cresce. Com isso, aumentam também as chances do consumidor não se atentar a critérios de higiene e existência de selos de segurança sanitária na hora de escolher o alimento de origem animal.


Quando o preço desse alimento está muito abaixo dos praticados pelo mercado, esse é um sinal de que a origem do produto pode ser irregular. Especialistas reforçam a importância de se conhecer a procedência das carnes, além dos cuidados necessários no abate do animal, manuseio e conservação do alimento para evitar contaminações e doenças que, segundo os médicos, podem até levar à morte.

Contaminação cruzada

Algumas doenças são transmissíveis dos animais de origem ao homem, aquelas chamadas de zoonoses, e também existem outras que ocorrem por contaminação cruzada, que passam pelos alimentos.


Na contaminação cruzada, ocorre a transferência de microrganismos contaminantes patogênicos (que provocam doenças) entre alimentos, superfícies e materiais.

Às vezes, por falta de higiene na manipulação desse produto, no abate, vai haver uma contaminação de bactérias, que podem produzir infecções graves, toxinas, e podem também levar à morte do consumidor.

Etapas sanitárias

Animais que serão abatidos para consumo precisam passar por várias etapas sanitárias. O animal deve ser acompanhado desde a sua origem na fazenda, com todos os critérios de saúde, e observado por médicos veterinários.


Os protocolos previstos em legislação, regramentos, condições sanitárias de higiene satisfatória devem ser seguidos rigorosamente até o animal e virar o que a gente chama de carne. Então, ele passa por armazenamento adequado, incluíndo o transporte ao ponto de venda. Tudo isso é regrado por legislações, acompanhado por técnicos visando justamente a saúde do consumidor.


Portanto, não arrisque sua saúde em busca de alguma economia. Procure estabelecimentos reconhecidos para comprar sua carne, e observe todas as condições de registro, embalagem e aspecto na hora da compra. Sua vida e de sua família valem mais!


Fonte: G1

Commentaires


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page