Você conhece a origem do queijo?
Os queijos, produtos resultantes da coagulação do leite, surgiram há mais de 8000 a.C. Logo depois da domesticação de bovinos, ovinos e caprinos, surgiu o consumo do leite e também a necessidade de conservá-lo. Assim surgiu o leite coalhado, um ancestral do queijo, que foi desenvolvido mais tarde, após o conhecimento do coalho e da fermentação.
Um dos primeiros povos a fazerem isso foram os egípcios. Depois os primeiros europeus que produziram queijo foram os gregos. Mais tarde, os romanos começaram a utilizar o queijo, que se tornou importante em suas refeições. Com o crescimento do Império Romano, houve a divulgação do queijo.
Produção de queijos no Brasil
Já no Brasil, os primeiros registros de fabricação de queijo remontam ao século XVIII. Hoje há uma gama de diferentes sabores, formatos, aromas e texturas. As características de produção são influenciadas diretamente pelo consumidor, relevo, clima, flora e genética do rebanho presente em solo brasileiro, e por isso o Brasil tem tantas criações originais.
Entre as mais populares estão: queijo prato, queijo minas, colonial, coalho, canastra, requeijão e tantos outros que elevaram o Brasil a referência mundial na produção de queijos.
O Brasil é considerado o quarto maior mercado mundial de queijos, atrás apenas da União Europeia, dos EUA e da Rússia. Por outro lado, o consumo per capita nacional de queijo é de 3,8 kg/ano, muito abaixo da média de 20 kg/ano dos dez maiores consumidores mundiais.
De acordo com o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), do volume de 1,2 milhão de toneladas de queijo produzidas no Brasil, em 2020, cerca de 40% do total tem Minas Gerais como origem. O Brasil tem cerca de 175 mil produtores de queijo, sendo mais de 140 mil agricultores familiares.
Fonte: Agro
Comments