Você sabe o que é comida de verdade?
A resposta para essa pergunta é bem mais simples do que você imagina. Estamos falando dos alimentos in natura ou minimamente processados. É do arroz com feijão mesmo! A importância do consumo de alimentos frescos, como hortaliças, grãos e frutas, como forma de proteção da saúde é fundamental não só para esse momento de enfrentamento ao Covid-19, mas também para qualquer etapa da vida.
Esse conceito já é bem conhecido por quem acompanha o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a publicação, a regra de ouro para comer de forma saudável é basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados.
O Guia Alimentar do Ministério da Saúde destaca que o consumo de arroz, feijão, milho, mandioca, batata e de vários tipos de legumes, verduras e frutas tem como consequência natural o estímulo da agricultura familiar e da economia local. Isso favorece as formas solidárias de viver, produzir e contribuir para a promoção da biodiversidade, além de colaborar para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos. É importante lembrar que é por meio das iniciativas dos produtores locais que muitas pessoas têm acesso aos alimentos para se colocar na mesa.
Fonte: Ministério da Saúde
Commenti