top of page

Blog Pratic

É correto arear panelas de aço inox e alumínio?



É uma cena muito frequente principalmente em comunidades do interior: na cozinha das casas, o paneleiro na parede brilha como a Estrela Dalva – tradicionalmente um orgulho para qualquer dona de casa. O hábito de arear panelas é antigo e o próprio verbo remete ao material utilizado antes do aparecimento das palhas de aço: a areia. Entretanto, de acordo com pesquisas recentes, não é recomendável usar processos de polimento no interior de determinados tipos de panelas. Também não se recomenda a abrasão. Isso porque ambas as práticas podem potencializar a transferência de metais, contidos nas panelas, para os alimentos.


O desgaste do material também pode ocorrer por processo químico, no qual são utilizados ácidos como vinagre e limão. Segundo especialistas, nenhum dos dois é indicado para limpeza interna de panelas de aço inoxidável (inox) ou de alumínio, pois eles tendem reverter a superfície do material para sua característica inicial, ou seja, de quando o utensílio era novo.


No caso das panelas de inox, em especial, isso é muito danoso, pois o material quando novo tende a liberar níquel. Como os referidos processos de limpeza física e química propiciam que a superfície do material volte ao seu estado original, cogita-se que também ocorra a liberação do metal após a aplicação de tais procedimentos à parte interna desse tipo de panela. O níquel é um elemento bastante tóxico ao homem e está relacionado a alergias e à asma. A ingestão de alimentos com níquel pode exacerbar alergias dermatológicas, ou mesmo a asma, em pessoas alérgicas a ele.


A liberação de níquel também ocorre em panelas novas de pedra-sabão. Para minimizar o problema, elas devem ser curadas com gorduras e calor antes do primeiro uso. Já as de inox devem passar por fervura de água, de quatro a cinco vezes seguidas, antes do primeiro uso com alimentos. Esses processos reduzem significativamente a transferência de níquel de ambos os tipos de panela para os alimentos.


No caso das panelas de alumínio, um estudo mostrou que há uma redução de até seis vezes na transferência do elemento químico para o alimento quando a panela não é submetida a polimento ou abrasão. Assim, tanto no caso do inox como no do alumínio, a limpeza interna da panela deve ser feita sem causar dano ou alteração física à estrutura do material. Em vez disso, pode-se usar água quente ou mesmo deixar a panela de molho. Já a limpeza do lado externo pode ser feita sem problemas com métodos de polimento ou abrasão.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page